Testes para fones de ouvido

(Os arquivos dessa página podem apresentar incompatibilidade com alguns navegadores. Caso você não consiga reproduzir os arquivos, mude o  navegador e tente novamente. Estaremos ajeitando os problemas de compatibilidade em poucos dias)

Essa página é a minha versão (em português) de uma página que acesso bastante para testar rapidamente qualquer fone onde quer que eu esteja. A página original é em inglês e faz parte do site AudioCheck. Para acessar essa página Clique Aqui. O objetivo de ter essa página é de ancorar esses testes no Audiofilico, tornar esse teste acessível em português e de ter uma versão mais segura caso o AudioCheck saia do ar algum dia. Todo o material sonoro abaixo foi produzido por mim, mas o recorte é quase igual o feito no AudioCheck. Dito isso, vamos aos testes.

Primeiramente...

Essa página não serve para avaliar se o seu fone é bom ou ruim. Na verdade, ser bom ou ser ruim é uma análise comparativa e subjetiva e não dá para saber somente pelos testes apresentados por aqui. Ao mesmo tempo, testes avançados de fones de ouvido (como os que definem impedância e rapidez de um fone) também não são possíveis pelos testes apresentados aqui. Essa página pode te ajudar a definir se o seu fone está com defeito ou se algumas propriedades estão presentes no fone, como uma boa separação estereofônica.

Teste de Frequências

(Devido à distorção harmônica do fone ou do equipamento de reprodução, é possível que esse teste não seja 100% preciso, mas serve como uma boa base)

Fones de ouvido, em geral, têm dificuldades de reproduzir algumas frequências do espectro da audição: as mais graves e as mais agudas. Caso queira entender um pouco mais sobre frequências, clique aqui. Nesse teste, exibiremos algumas frequências graves (de 20Hz a 250Hz). Tente ver qual é a primeira que você consegue escutar: esse é o som mais grave que seu fone consegue reproduzir.

Frequências Graves

Da mesma forma, iremos reproduzir frequências agudas, começando em 20kHz e terminando em 8kHz. No caso das frequências agudas, é possível que você não tenha a capacidade de escutar as mais altas, especialmente a partir de 18kHz, uma vez que perdemos a sensibilidade para essas frequências com a idade. De qualquer forma, o teste serve para saber qual a frequência mais alta que o conjunto de você + o fone conseguem escutar/ reproduzir.

Frequências Agudas

Teste de Isolamento

Para executar esse teste, ajuste o ruído que será exibido no início a uma altura confortável (o ruído está sendo exibido a quase 0db FS). Depois, veja até que altura consegue escutar a minha voz claramente. A minha voz será exibida nas intensidades: -9dB, -15dB, -21dB, -27dB, -33dB, -39 dB, -45 dB, -51dB.

É recomendável fazer esse teste em algum lugar que não seja muito silencioso para testar corretamente como o isolamento do seu fone está atuando.

Teste de Qualidade de Construção relativa ao som

Nesse teste, iremos exibir uma varredura de frequências graves. Deixe o volume o mais alto possível. Apenas as frequências graves devem ser ouvidas, nada mais. Se o fone estiver fazendo algum barulho com a sua estrutura, isso pode indicar um má qualidade de construção ou alguma peça solta.



Teste de nivelamento dos dois canais

Nesse teste, iremos ouvir uma varredura de frequências entre os graves e os agudos, de 20Hz a 20kHz, cobrindo todo o espectro da audição humana. Durante toda reprodução, você deve escutar o som completamente centralizado. Se você estiver escutando mais para um dos dois lados, provavelmente um dos dois canais está com problemas, que pode ser no conector, no cabo, nas soldas ou mesmo nos falantes em si. (Abaixe o volume, esse som será executado a 0db FS)


Cabeamento e Conectividade

Aqui vamos testar o básico: se o canal direito está sendo tocado apenas no lado direito e se o esquerdo está apenas do lado esquerdo. Clique nos botões abaixo. Se você estiver escutando qualquer um nos dois lados, provavelmente a solda do conector foi feita de forma errada e precisa ser trocada (Clique aqui para entender melhor como funciona os canais num conector de fone de ouvido). Caso você esteja escutando só um pouco do canal esquerdo no canal direito (ou vice-versa) o problema pode estar na separação de canais do seu reprodutor de som. Caso vários fones deem o mesmo problema, não são os fones que estão defeituosos, mas o reprodutor de som (celular, amplificador, computador, etc).

Lado Direito


Lado Esquerdo

Polaridade dos Falantes

Para uma boa reprodução de espacialidade sonora no fone, é necessário que a polaridade dos dois falantes esteja alinhada. Com isso, segue abaixo o teste de polaridade. No primeiro, onde o ruído está em fase nos dois falantes, você deve ouvir o som centralizado. No segundo, onde o ruído está fora de fase entre os dois falantes, você deve escutar o som de forma "difusa" ao seu redor.

Centralizado

Difuso

Teste com Som Binaural

O som binaural que apresento abaixo é usado na abertura dos vídeos do Audiofilico. Esse som foi tirado dos arquivos do Freesound.org e foi gravado pelo usuário "Ubehag" e disponibilizado para uso livre. Em um bom fone de ouvido o som ficará bem espacializado e você vai conseguir perceber a movimentação do avião sobre a sua cabeça e idealmente vai parecer que de fato tem um avião passando perto de onde você está.


Teste final: use sons de referência

O último teste é ter uma série de músicas que você pode usar de referência para testar a assinatura sonora de qualquer fone. Escolha uma música rica em graves, outra ricas em agudos. Escolha uma música eletrônica e outra que seja voz e violão. Tenha essa lista em mente ou mesmo faça uma playlist delas no seu celular ou no serviço de streaming que você utiliza. Com isso, você vai de cara saber diferenciar certos fones apenas a partir desses referenciais.


1 comentários: