O conforto de um fone depende do tamanho e formato da sua cabeça: Monoprice 8323


O conforto de um fone de ouvido é algo bem interessante. Como uma pessoa que faz análises de fones de ouvido nesse site, eu preciso entender (e preciso que quem veja as minhas análises entenda) que as avaliações são subjetivas. Algo que é ruim para mim pode ser bom para outra pessoa. Algo que eu acho feito (como o AKG k414p) alguém pode achar bonito. E uma das coisas mais variáveis é o conforto de um fone de ouvido.

Pessoalmente, não gosto de fones intra-auriculares. Não os uso há anos. Por isso que não há nem sequer uma análise de fone intra-auricular nesse site. Gosto de diversos fones extra e supra-auriculares, e tem sido uma tarefa bastante prazerosa analisar dezenas de fones nos últimos anos. Um dos fones que entrou no meu radar foi o Monoprice 8323, apontado pelo agora aposentado Tyll Hertsens do site Inner Fidelity. Ele apresentava esse modelo como o modelo de headphone mais barato que ele considerava recomendável. Então, quando tive a oportunidade de adquirir esse fone no final de 2018, acabei comprando-o e não me arrependo, apesar de que, para mim, ele não serve para longos períodos de escuta.

O Monoprice 8323 é um fone extra auricular relativamente pequeno. Ou seja, ele ainda fica ao redor da orelha, mas meio apertado. Fisicamente, ele nem é tão pequeno assim, mas ao colocá-lo na cabeça fica evidente a falta de conforto. Entretanto, algumas pessoas que possuem uma cabeça e orelhas menores que a minha chegaram a testar esse fone e o consideraram bastante confortável. Além das almofadas serem muito justas, esse fone também não expande o arco o suficiente para ficar do tamanho apropriado da minha cabeça, ficando aquela sensação de que ele precisaria expandir mais um ou dois cliques. Com isso, para encaixar corretamente na orelha, eu preciso puxar o fone para baixo. O resultado é que minhas orelhas ficam sendo puxadas para cima e o fone fica sendo puxado para baixo fazendo alguma pressão na minha cabeça.

Com isso, essa é uma questão central na compra de um fone de ouvido: Se você não possuir o formato adequado de cabeça pensado para aquele design, aquele fone simplesmente não é para você. Poucos são os fones (de marcas que possuam o mínimo de reputação) que são genuinamente desconfortáveis. Normalmente os fones saem da fábrica com alguns testes para saber se o produto não está desconfortável. Entretanto, quanto mais barato for o fone, normalmente menos tempo foi investido em pesquisa e aprimoramento do mesmo, o que faz com que ele não tenha sido testado por muitas pessoas ou durante um longo tempo.

Isso pode ser um problema, dependendo do formato da sua cabeça. Eu particularmente considero o Sennheiser HD 600 como um dos fones mais confortáveis que eu já testei, ficando seguro na cabeça mas ao mesmo tempo sem fazer qualquer pressão que me incomode. Mas sei que existem muitos audiófilos e fóruns pela internet que não gostam desse fone, uma vez que entendem que ele aperta demais a cabeça.

Com isso, o ideal é testar um fone antes de comprar. Se não der, tente ver o máximo de análises sobre esse fone antes de comprar.

Quanto ao Monoprice 8323 (isso aqui ainda é, em parte, uma análise desse fone), é um fone bem recomendado para pessoas que não tenham uma cabeça tão grande quanto a minha e que queiram um fone com um som entre o divertido e o neutro. O som desse fone é mais voltado para os graves. É um fone com uma relativa baixa definição sonora, mas muito boa para a faixa de preço. Há uma pequena presença de agudos, o suficiente para eu dizer que esse é um fone que vai no caminho da curva em frequência em "V" (priorizando os graves e agudos). Só não digo que é realmente em "V" porque ele não tem uma presença notável de agudos. Então é um fone relativamente divertido e ao mesmo tempo possível de ser usado de forma profissional. Portanto, é um fone sem uma predominância da voz. Mas o palco sonoro é relativamente estreito, o que faz com que a voz pareça presente em músicas onde ela esteja bem mixada no centro. Todas essas características fazem o fone soar incrivelmente neutro para o preço dele, algo bastante notável.

Para além disso, o fone é vendido como para DJs e fica bastante compacto, sendo possível jogar em uma mochila e levar para qualquer canto. Ele vem com dois cabos: um mais espesso e que tem um microfone e controle triplo de volume e reprodução e outro cabo mais fininho e leve sem o controle. A conexão no fone é P2, o que teoricamente é uma coisa boa, uma vez que seria fácil encontrar um cabo de reposição, mas há um buraquinho para encaixar antes de alcançar a fêmea P2, então o conector tem que ser relativamente fino. Conectores que normalmente encontramos para cabos personalizados não funcionariam nesse fone.

O estilo desse fone é meio neutro, nada demais chamando atenção, nem nada feio. É um fone discreto. A qualidade de construção dele me parece muito boa, uma vez que várias vezes eu já o puxei na minha cabeça mais do que acredito que seria recomendável para o tamanho dele e ele está basicamente igual ao dia que ele chegou. Acredito que possa ser um fone utilizado profissionalmente na correria.

Em termos de isolamento, também digo que ele tem um isolamento bom, mas eu infelizmente não posso testar o isolamento corretamente, uma vez que ele não sela bem porque não alcança corretamente o fim da minha orelha. acredito que esse fone dará um isolamento decente para pessoas com uma cabeça menor.

Pra quem é esse equipamento?

Pre qualquer pessoa que não tenha um cabeção. Pelo estilo discreto do fone e pelo isolamento decente, acredito que possa ser usado de forma bacana por pessoas que estejam monitorando áudio em algum show ou igreja.