Fones abertos vs Fones fechados



Existem diversas formas de classificarmos fones de ouvido. Podemos classifica-los a partir de seu tamanho, de sua portabilidade, de sua resposta em frequências. Nesse post falaremos sobre um elemento básico da construção de fones de ouvido: se eles são abertos ou fechados.

Em geral, a maioria das pessoas nunca usou um fone de ouvido aberto e, por vezes, ao usar, não tinha noção de que era um fone aberto. A maioria dos fones de ouvido do mundo são fechados. E a maioria absoluta dos fones mais vendidos do mundo são fechados. A marca com a maior fatia do mercado abaixo de 200 dólares, Beats, não produz nenhum fone de ouvido aberto. Mas qual a definição de fone fechado? E de fone aberto?

Fones de ouvidos abertos são aqueles que permitem a passagem de ar entre o falante (parte do fone que produz o som) e o meio externo. Por vezes, os fones abertos também permitem a passagem de ar até o ouvido em si.

Fones de ouvido fechados (ou selados) possuem um estrutura rígida entre o falante e a parte externa, que não permite a passagem de ar. Isso produz um isolamento acústico para o seu ouvido e é o tipo de fone mais indicado para ser utilizado em locais que seja um tanto barulhentos.

Uma vez que temos a definição básica acima, vamos explorar mais o que isso significa. Nas próximas linhas, falarei mais sobre esses dois tipos de fone de ouvido e sobre suas diferentes vantagens ou desvantagens. Mais uma vez, vale lembrar que um tipo não é necessariamente melhor que o outro. Tudo depende da situação.

Fones de ouvido de fundo aberto

Os fones de ouvido de fundo aberto normalmente são os fones com a maior qualidade de som. Isso ocorre porque um fone fechado cria uma pequena câmara acústica sobre o seu ouvido, criando uma diversas reflexões internas que interagem entre si, causando uma mudança na assinatura sonora do fone. O fone aberto não vai ter esse problema, porque boa parte do som escapa do fone em vez de ficar no espaço entre o fone e o ouvido. Isso traz um primeira desvantagem a esse tipo de fone: É normal que o som vaze. Portanto, se você quiser usar um fone aberto, saiba que uma biblioteca ou em um hospital eles provavelmente serão um incômodo. Usá-los em um ambiente de gravação também pode ser uma péssima ideia, uma vez que o microfone pode captar o feedback do som que vaza do fone de ouvido e isso pode atrapalhar a gravação.

Entretanto, um fone de ouvido aberto possui diversas características que melhoraram o seu conforto, especialmente quando o comparamos com alguns modelos fechados. Primeiro, por não terem uma estrutura sólida para criar um isolamento, os fones abertos em geral são mais leves. Isso permite que, a longo prazo não se tenha um desconforto no pescoço (ou, pelo menos, seja um desconforto menor). Além disso, ao permitir a passagem de ar, o fone fechado evita o acúmulo de calor no interior da concha do fone. Com isso, além de evitar um acúmulo de calor, evita o acúmulo de umidade e de suor, o que pode ser muito importante. Afinal, um ambiente quente e úmido é bastante propício para o surgimento de uma infecção, então esse seria mais um aspecto que dá vantagem aos fones abertos.

Uma desvantagem clara (apesar de ser uma desvantagem que não atingirá todas as pessoas) está no fato de que fones abertos não costumam ter uma grande quantidade de graves. Na verdade, nenhum fone é muito bom com graves. O falante é normalmente inferior à 50mm e esse é um tamanho muito pequeno para uma boa exibição de graves. Mas, dentre os fones de ouvido que temos, os de fundo fechado costumam ter muito mais graves que os de fundo aberto, pelo fato de acumularem som no interior do fone. Com isso, as ondas mais graves se sobressaem e criam a impressão de o falante estar produzindo mais graves do que realmente está. Por isso, se você busca mais graves, os fones de ouvido aberto normalmente não serão pra você.

Uma última vantagem de fones abertos é o fato de o usuário permanecer ouvindo o que está ao seu redor, muito útil quando você quer usar um fone e permanecer atento a um celular que pode tocar, por exemplo. É uma vantagem que vem junto da desvantagem de ele não isolar bem.

Fones de ouvido de fundo fechado

Fones de ouvido de fundo fechado são os mais adequados para a maioria das ocasiões. De fato, a grande desvantagem de um fone de ouvido fechado está nos fenômenos acústicos que citei acima. Ou seja, no som em si. Mas, como comentamos no post anterior, som não é tudo em um fone e um fone fechado pode sim ter um som muito bom. A portabilidade, portanto, é a principal característica de um fone fechado, consequência de seu isolamento.

Outro ponto importante de fones de ouvido fechados é o preço. Apesar de termos alguns fones de ouvido abertos numa faixa de preço mais acessível, os abertos são normalmente mais voltados para um público que investe mais dinheiro em fones. Com isso, existe um número bem maior de fones fechados a um preço acessível. Com isso, existem fones fechados de diversos estilos, o que permite que você compre aquele que se adeque mais ao seu gosto visual e ao formato da sua cabeça.

Os fones de ouvido fechados também são mais comuns no meio profissional (enquanto os abertos são mais comuns no meio audiófilo). Os fechados são usados como retorno de palco (apesar de recorrentemente alguns músicos usarem o Koss Porta Pro, um fone aberto) pelo fato de esse tipo de fone permitir escutar o seu retorno de forma isolada e prestar mais atenção no que está fazendo. Fones fechados são usados em estúdio, para monitorar gravações em campo ou por repórteres televisivos que estão cobrindo alguma matéria e precisam se comunicar com o programa em tempo real. Fones fechados também são utilizados por militares e civis das áreas de telecomunicação.

Um Resumo

Abaixo, uma tabela para podermos fazer uma comparação entre os fones abertos e fechados. Lembrado que essa tabela é uma generalização e cada vez mais os fones fechados se tornam tão bons quanto os abertos em termos sônicos.